EDUCAÇÃO REALIZA PROJETO ATLETISMO E AGITA NOSSAS CRIANÇAS

O atletismo é uma modalidade pouco trabalhada nas escolas, sobretudo pela aparente falta de espaço e de recursos para adquirir os equipamentos oficiais. O projeto tem entre seus objetivos: divulgar essa modalidade esportiva, incentivar o ensino do atletismo nas escolas superando as limitações existentes e promover a prática dessa modalidade esportiva por crianças. As aulas regulares são ministradas pela professora de Educação Física e supervisionadas pela coordenadora. As aulas acontecem no campo municipal da cidade com várias modalidades adaptadas ao espaço e aos materiais. O Projeto idealizado pela Professora Rarissa Ribeiro Pires, com apoio da Diretora Renata, coordenadoras e professoras e respaldo da Secretária de Educação, Regina e do Prefeito Luiz agitou a cidade. Aproximadamente 250 alunos de 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental – Ciclo I participaram do evento que faz um bem mental além da prática de exercício, de aprender a viver em equipe e todos os demais benefícios consequentes. O passo a passo do projeto? Sondagem, por meio de perguntas, sobre o que eles conhecem sobre atletismo; apresentação das modalidades, escolhidas pela professora, por meio de fotos, vídeos e graus de dificuldade; circuito de exercícios prévios ao atletismo, de uma forma mais lúdica: correr, saltar e arremessar e campeonato das modalidades envolvidas. Durante a ultima semana aconteceram as premiações. Ao concluir as atividades, os alunos (as) demonstram que foram capazes de aprender e praticar aulas de atletismo de maneira satisfatória, uma vez que o aspecto lúdico presente em todas as aulas permite grande participação e interesse por parte destes. Percebe-se que de modo geral os escolares melhoraram significativamente seu desempenho motor e qualidades físicas sendo que também mudaram sua imagem e concepção de atletismo, não abandonando aquela maneira tradicional de vê-lo, mas percebendo que existem outras possibilidades de aprendê-lo e vivenciá-lo. Parabéns a todos envolvidos no projeto de sucesso!